A Explorum oferece uma solução educacional 360° que abrange recursos didáticos, impressos e digitais, equipamentos eletrônicos e outros elementos que visam a estimular a inovação, não só pelo uso de novas tecnologias — computadores, tablets, celulares, aplicativos, componentes eletrônicos etc. —, mas também pelas novas lógicas de ensino e aprendizagem.
Esperamos que professoras e professores de escolas públicas, privadas e de outros espaços voltados à educação, imbuídos de conhecimentos, habilidades e valores ligados à cultura Maker, ao Tinkering e à Aprendizagem Criativa possam se tornar mediadores de um processo de aprendizagem pelo qual crianças, adolescentes e adultos possam desenvolver competências fundamentais para a vida contemporânea.
O Método de Aprendizagem Criativa Híbrida Explorum estimula o desenvolvimento de três competências gerais.
[Aqui, acho que cabe o recurso de cards que viram e desviaram; com ícone na frente e texto da competência atrás.]
Ícone competência 1: dinossauro maker ( modelo aqui ) – dinossauro feito com rolinhos de papel e led com uma luz de led acesa em cada rolo.
Ícone competência 2: Ilustra crianças com notebook e box Explorum, baseada nesta foto aqui.
Ícone competência 3: ícone cata-vento e luz de led (replicar medalha da plataforma)
Competência 1: criar diferentes possibilidades de reaproveitamento de resíduos sólidos recicláveis e outros elementos naturais ou não de forma sustentável, para resolver problemas relacionados a questões locais, regionais ou globais, exercitando a criatividade e o pensamento crítico, tendo como base conhecimentos das diferentes áreas.
Competência 2: compreender e utilizar linguagens de programação de forma crítica e ética no desenvolvimento de projetos que colaborem para a construção de uma sociedade justa, democrática, inclusiva e sustentável.
Competência 3: confeccionar protótipos de equipamentos e sistemas diversos com autonomia, consciência crítica e responsabilidade, explorando componentes eletrônicos fabricados para essa finalidade ou não e outros que sejam necessários à transformação de problemas da comunidade em soluções tangíveis, alinhadas ao exercício da cidadania e ao próprio projeto de vida.