Transformar cada sala de aula em um espaço de aprendizagem criativa híbrida.
Essa é a nossa missão!
PROMOVER O
LETRAMENTO
DIGITAL DE
MANEIRA SIMPLES
E INTUITIVA
SER UMA
SOLUÇÃO INOVADORA
PARA A
EDUCAÇÃO BÁSICA
SIMPLIFICAR O
ACESSO A
NOVAS TÉCNICAS
E LÓGICAS
EDUCACIONAIS
PARA TODOS OS
PROFESSORES
DO BRASIL
APOIAR DOCENTES
“IMIGRANTES DIGITAIS”
A MERGULHAR
NESTE MUNDO
DA INOVAÇÃO
OFERECER
RECURSOS DE
QUALIDADE
A BAIXO CUSTO
ESTIMULAR PROJETOS
ALINHADOS À BNCC
E AOS OBJETIVOS DE
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL (ODS).
Somos um grupo diverso de pessoas, oriundas de diferentes áreas (Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação) e apaixonadas por tantas outras!. Desejamos levar novas tecnologias e lógicas educacionais para ambientes educacionais formais e não formais de modo a promover uma aprendizagem mais crítica, ética, criativa e híbrida, para que todas as pessoas possam imaginar, criar e compartilhar engenhocas criativas para analisar, entender e tentar melhorar o mundo.
Manifesto Explorum
Num mundo em transformação, a sociedade contemporânea exige uma Educação 5.0 que favoreça a exploração das novas lógicas resultantes das tecnologias digitais emergentes e o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para resolver demandas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo trabalho. Pensando nisso, desenvolvemos o Método de Aprendizagem Criativa Híbrida Explorum foi criado para que cada sala de aula funcione como um laboratório ou ateliê onde estudantes e docentes imaginam, criam e compartilham algo todos os dias, podendo integrar materiais recicláveis com linguagem de programação (Coding), hardware (Box Explorum) e outros recursos. Abre-se, então, um mundo de possibilidades nas quais a experimentação lúdica, a colaboração, os múltiplos caminhos e os erros fazem parte do processo de aprendizagem e criação.
O Método de Aprendizagem Criativa Híbrida Explorum combina elementos da cultura Maker e da abordagem Tinkering com a metodologia de aprendizagem por projetos e dinâmicas de Design Thinking para apoiar estudantes e docentes no desenvolvimento de protótipos, físicos ou virtuais, de soluções para problemas reais ligados aos Temas Contemporâneos Transversais estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo, assim, uma Educação para a Cidadania Global.
A Explorum oferece uma solução educacional 360° que abrange recursos didáticos, impressos e digitais, equipamentos eletrônicos e outros elementos que visam a estimular a inovação, não só pelo uso de novas tecnologias — computadores, tablets, celulares, aplicativos, componentes eletrônicos etc. —, mas também pelas novas lógicas de ensino e aprendizagem.
Esperamos que professoras e professores de escolas públicas, privadas e de outros espaços voltados à educação, imbuídos de conhecimentos, habilidades e valores ligados à cultura Maker, ao Tinkering e à Aprendizagem Criativa possam se tornar mediadores de um processo de aprendizagem pelo qual crianças, adolescentes e adultos possam desenvolver competências fundamentais para a vida contemporânea.
Os produtos e serviços que compõem a solução Explorum são complementares. Com eles, oferecemos uma solução educacional capaz de apoiar integralmente gestores e professores nas mudanças necessárias para que processo de ensino e aprendizagem seja voltado ao desenvolvimento de competências, conforme prevêem a BNCC e a Unesco.
Conheça melhor nossos produtos e serviços!
O box Explorum é um kit de prototipação portátil e sustentável e foi desenvolvido para ser usado por professores de todas as disciplinas, transformando qualquer sala de aula em um espaço de aprendizagem criativa e de experimentação lúdica. Com hardware simples de programar, o box possui arduino adaptado com entradas USB e componentes eletrônicos variados e versáteis. Seu design permite combinações com materiais diversos, inclusive, recicláveis.
Ao organizarmos nossa Coleção Didática, um desafio foi elaborar propostas que permitissem o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC, mas que não direcionassem as ações dos estudantes para temas fechados, uma vez que um dos princípios da aprendizagem por projetos é a participação deles nessa escolha. Como tanto a aprendizagem por projetos quanto o Design Thinking começam pelo levantamento e pela análise de informações de diferentes fontes, buscou-se estabelecer uma progressão em cada ano, tendo como referência os multiletramentos.
A Explorum acredita que a transformação de salas de aula em espaços de aprendizagem criativa híbrida só é possível com uma formação docente que prepare professoras e professores para incorporarem novas lógicas educacionais em sua prática docente. Oferecemos apoio integral aos docentes para que se tornem líderes de inovação de suas turmas.