Coleção didática Explorum

Escolas privadas

Ao organizarmos nossa Coleção Didática, um desafio foi elaborar propostas que permitissem o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC, mas que não direcionassem as ações dos estudantes para temas fechados, uma vez que um dos princípios da aprendizagem por projetos é a participação deles nessa escolha. Como tanto a aprendizagem por projetos quanto o Design Thinking começam pelo levantamento e pela análise de informações de diferentes fontes, buscou-se estabelecer uma progressão em cada ano, tendo como referência os multiletramentos.

Para a elaboração da Coleção Didática Explorum, composta pelos Livros do Aluno seriados (1° ao 9° ano) e de seus respectivos Livros do Professor, priorizamos o diálogo com professores e gestores de diferentes contextos escolares para entender em detalhes as principais demandas e dificuldades encontradas para levar e consolidar a cultura Maker no ambiente escolar. 

Reunimos, então, um time de educadores e pesquisadores especialistas dispostos a enfrentar o desafio de elaborar uma coleção didática interdisciplinar, centrada no protagonismo do estudante, e que oferecesse os subsídios necessários para que professores de todas disciplinas, sem qualquer experiência prévia, conseguissem realizar com suas turmas projetos Makers voltados à promoção da cidadania global.

A Coleção Didática Explorum é impressa e consumível e possui 1 livro para cada ano do Ensino Fundamental ( 1° ao  9° ano). 

O Livro do Aluno traz orientações de atividades abertas, para que os estudantes, mediados pelo professor, protagonizem o processo de aprendizagem, desde a definição do problema até a prototipagem e o teste da solução desenhada por eles. 

Cada volume começa com orientações sobre como explorar os recursos da cultura Maker, desde componentes eletrônicos até materiais recicláveis, em uma linguagem adequada à respectiva faixa etária. Em seguida, há dois percursos fundamentados na aprendizagem por projetos e na abordagem do Design Thinking, com atividades que seguem uma progressão, tendo como referência os multiletramentos. Assim, buscou-se estabelecer um desenvolvimento pensado a partir de habilidades específicas de diferentes áreas, previstas na BNCC para cada ano. 

O Livro do Professor é composto por duas partes. A primeira parte traz subsídios teórico-metodológicos acerca do Método de Aprendizagem Criativa Híbrida Explorum, além de sugestões de ações para o engajamento da comunidade escolar na cultura Maker e Aprendizagem Criativa. Na segunda parte do livro, há orientações para cada seção do Livro do Aluno, com propostas para desenvolver habilidades e competências previstas na BNCC em cada área (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).  

Todos os volumes da Coleção (Livro do Aluno e Livro do Professor) contam ainda com sugestões de livros, sites, enciclopédias e museus digitais e  materiais audiovisuais variados e atualizados para o aprofundamento dos temas contemporâneos transversais previstos para o ano.