Ferramentas

O box Explorum e a nossa caixa de ferramentas

Para transmitir estes conceitos de forma mais amigável, elaboramos uma caixa de ferramentas especial: o Box Explorum. Assim temos maior facilidade para introduzir crianças dos 6 aos 14 anos ao universo Maker e Tinker.

O Box Explorum foi projetado para poder ser reproduzido em qualquer laboratório de fabricação digital, fab labs ou maker spaces. O projeto atual é aberto para fins não comerciais, seguindo assim os princípios da comunidade colaborativa OpenSource.

Tecnologias emergentes

Promovem situações de aprendizagem de modo que os estudantes tenham contato com experiências que os permitam atingir seus objetivos educacionais.

A parceria tecnológica com a IBM é um marco para a Explorum.

Atividade 1

Lógica de Programação

Atividades centradas no desenvolvimento de conceitos matemáticos e computacionais por meio da lógica de programação. Essencialmente, são atividades para programar o Arduino utilizando linguagem própria de programação textual.

Atividade 2

Internet das Coisas

Atividades centradas na capacidade computacional e de comunicação de conectar à Internet objetos do dia a dia (quaisquer que sejam). O objetivo é trabalhar com uma rede de objetos físicos, sensores e conexão com rede, coletar e transmitir dados de modo a controlar remotamente os objetos.

Atividade 3

Inteligência Artificial

Atividades que exploram capacidades computacionais que permitem emular as faculdades cognitivas humanas, tais como, falar, ver, ouvir, conversar, interpretar informação.