A Coleção Explorum e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino fundamental e médio.

Clique na imagem para baixar a versão final da BNCC.

A BNCC estrutura o processo de aprendizagem por competência, definida como “a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. A cultura Maker propõe exatamente isso, que a pessoa desenvolva soluções para problemas do dia a dia por si mesma. Ao se envolverem em desafios que exigem “mão na massa”, resultando em um produto, os estudantes relacionam a teoria à prática, em um processo que também envolve a criatividade e o pensamento crítico.

Além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de construir coisas e “aprender com as mãos”, a Coleção Explorum foi estruturada em desafios pensados a partir dos temas contemporâneos indicados na BNCC, com propostas de atividades que partem de competências gerais e específicas e habilidades previstas no documento.

Clique na imagem para baixar material de formação do MEC sobre Temas Contemporâneos.

Vale lembrar que a BNCC determinou que cabe às instituições de ensino “incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora”.

Nesse sentido, a BNCC se alinha à Educação para a Cidadania Global, conforme proposto pela Organização das Nações Unidas. Isso significa adotar propostas pedagógicas que capacitem crianças e jovens a solucionarem desafios globais, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O termo cidadania empregado pela ONU refere-se a um sentimento de pertencer a uma comunidade mais ampla, que abraça toda a humanidade. Espera-se que os estudantes tenham capacidade de relacionar o local ao global e o nacional ao internacional, assumindo valores universais como respeito à diversidade étnica.

Clique na imagem para baixar a publicação UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 19 fev. 2020.

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