Sobre nós

Manifesto Explorum

Explorum nasceu da prática. Participamos da criação do primeiro Fab Lab do Brasil, o Garagem Fab Lab, onde buscávamos soluções para desafios que cada um de nós trazia dentro de si. Nascemos e continuamos a ser Maker e Tinker, pois acreditamos que a troca de conhecimento é fonte para uma nova educação. Mas queremos mais!

O primeiro passo neste sentido é reconhecer que não temos uma receita pronta para mudar a escola. Pelo contrário, acreditamos que ninguém deva seguir receitas! Vivemos um período de rápidas mudanças e as respostas que temos hoje ou que encontraremos amanhã não nos servem. Não só na área da educação, mas para muitas outras questões complexas com as quais convivemos. A indústria 4.0 já é uma realidade no Brasil e precisamos preparar nossos jovens para enfrentarem um ambiente de trabalho marcado pelas incertezas. O ecossistema passa por transformações visíveis e também deverá ser um problema a ser enfrentado pelos nossos estudantes . Isso sem falar nos conflitos crescentes pelo mundo.

A cultura Maker nasce do conceito de “faça você mesmo”, menos pelo resultado e mais pelo processo de aprendizagem que a ação gera. Experimentação, múltiplos caminhos tendo o erro como parte do processo. Essa é a nossa pegada!

Esperamos que todas as pessoas que trabalham com educação compreendam nossa mensagem como um convite à experimentação. Desejamos que cada sala de aula se torne um laboratório de aprendizagem, que cada docente se torne propositor de desafios e que cada aluno desenvolva o seu potencial criativo.

Neste processo, assumimos o compromisso de caminhar juntos, oferecendo um percurso pelo qual já trilhamos em direção à cultura maker. Mas precisamos dos profissionais da educação para abrir novas trilhas e alcançar outros espaços.

Nós também aprendemos errando e convidamos você a juntar-se a nós!

Time Explorum

#AprendaErrando